Quem é o cavalo?

No livro Cavalos de Troia
Você encontra:

O cavalo e sua natureza
Entenda um pouco sobre ele: anatomia, etologia necessidades físicas e comportamentais. O que é um cavalo na natureza?
Educação Equina
Aprenda sobre a psicologia e comportamento dos cavalos, adquirindo habilidades essenciais para interagir e entendê-los.


Cavalos na história
Tração, transporte, “Veículos de guerra”. Companheiros de expedições e elementos essenciais na conquista de territórios. Terapeutas. Esportistas. Afinal, quem é o cavalo, além do superficial valor de uso instrumental que lhe atribuímos ao longo da história?
Equitação
Trata-se de esporte ou arte? Ambos? Ou nenhum dos dois?
Quem foi Antoine de Pluvinel?
Como se dá e quais as consequências da doma de um cavalo? Por que buscamos a obediência e não a comunicação com um cavalo?
O que aprendemos e o que ensinamos?


O Sistema
Antes de entrar no meio equestre, qual o plano de voo? Como é esse mundo e qual o “papel” do cavalo? Quem é o cavalo, nesse papel, e como ele é inserido no sistema? O que você espera e o que você irá aprender? Dominação ou comunicação? Formas de obter a obediência ou a compreensão mútua no universo do cavalo? O sistema precisa de ajustes e a maioria daqueles que “operam” o sistema não quer que você conheça suas falhas e pontos de melhoria. Abordamos esse tópico no livro, propondo sugestões e ações de fácil acesso.
Bem-estar
Só é possível prover bem-estar a partir do conhecimento da natureza do cavalo. Alimentação, segurança, espaço adequado e cuidados veterinários são elementos necessários mas não suficientes para se manter um cavalo saudável e feliz. Os livros e cursos que disponibilizamos e a bibliografia que recomendamos irá auxiliar você a direcionar ações para promover o bem-estar do cavalo e melhorar a qualidade do vínculo de confiança entre vocês.


Relações e Vínculos
Especismo, antiespecismo. Senciência. Consideração de interesses de outras espécies. Coexistência. Obediência. Sinais. Abordamos essas e muitos outros conceitos relevantes.
A construção de confiança e o respeito mútuo, sem o uso de instrumentos de coerção requer paciência e entendimento sobre as características comportamentais dos cavalos. São pressupostos a comunicação clara, lógica e consistente.